Seu diário de treino

O seu "Blog de bolso", no qual vamos encontrar uma visão diferente para o sedentarismo. É o encontro das pessoas que NÃO praticam Atividades Físicas, que não gostam e utilizam-se das mais variadas e criativas desculpas para fugir dos exercícios para o corpo. No final da "terapia" conte-nos se lhe convencemos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Exercícios físicos na gestação

O número de praticantes gestantes e a procura nas academias têm aumentado nos últimos anos. As pessoas cada vez mais tem consciência da importância dos exercícios e como os mesmos influenciam na rotina do dia-a-dia. Hoje temos acesso a várias informações sobre saúde, mostrando o interesse das futuras mamães com a sua saúde e do feto também, buscam obter um parto saudável e tornar esse momento inesquecível.

A mulher grávida necessita de cuidados especiais no transcorrer da gestação, e isto se aplica, também, aos exercícios físicos. Cada vez mais os obstetras recomendam a prática de atividade física moderada na gravidez. O exercício físico adequado e bem dirigido traz muitas vantagens para a saúde física e mental da gestante, além de melhorar as condições para o parto normal. O único e maior problema ocorre quando gestantes que nunca fizeram qualquer tipo de atividade física decidem fazê-lo justamente no período gestacional.

Os fatores de risco ocorrem pelo fato de se iniciarem uma atividade física sem estarem aptas e acostumadas a prática regular destes. Ou seja, sem os principais fatores adaptativos que de acordo com SIMÃO (2004) são as adaptações neurais e hipertróficas. O problema para estas mães “iniciantes” pode ser atribuído, em parte, as qualidades desconhecidas sobre o complexo entre fatores neurais e hipertróficos assim como uma falta de integração do que é conhecido sobre esses fatores nos regimes de treinamento de força (musculação), especificamente.

Deve-se entender que a gestação é uma condição que envolve cuidados especiais, portanto, a prescrição ou aceitação dos exercícios vai depender de quanto tempo a mulher já vinha praticando suas atividades regularmente antes da gravidez. Deste modo, não há razões para suspender durante uma gestação normal, onde o exercício será benéfico para a mãe, para o desenvolvimento fetal e para o suprimento de leite na amamentação.

Por estas razões, a gestante deve fazer visitas regulares ao seu médico, e buscar orientações de profissionais especializados em atividades físicas para gestantes. Segundo WOLFE (1989), alguns dos benefícios dos exercícios durante a gestação são: evita o ganho de peso excessivo; reduz o estresse cardiovascular; estimula a boa postura; previne algias em coluna vertebral; o diabetes gestacional; melhora a imagem corporal; favorece o período exclusivo do trabalho de parto.

Benefícios da atividade física durante a gestação: Contribui com a circulação, prevenindo inchaços e edemas, promovendo menor sensação de peso e sobrecarga nas articulações. Atenção! Alguns casos contra-indicados: Casos de pressão alta, dor de cabeça forte, sangramento ou perda de líquido, fadiga excessiva, desmaio, tontura, histórico de abortos repetidos.

Recomendações práticas e importantes: A prática deve ser regular, como qualquer outra periodização, no mínimo 3 vezes na semana intensidade de leve a moderado. Exercícios sem suporte de peso corporal são os mais indicados, devido ao menor impacto, exemplo a musculação. Exercícios de relaxamento alongamento como alguns abordados no pilates ou yoga são indicados para complemento à musculação, nunca praticar até a exaustão, manter-se sempre bem hidratada para evitar o aumento elevado da temperatura corporal e sempre ter muita atenção com a dieta para prevenir o ganho de peso excessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e fique atento para novas informações e eventos! Conte conosco!