Seu diário de treino

O seu "Blog de bolso", no qual vamos encontrar uma visão diferente para o sedentarismo. É o encontro das pessoas que NÃO praticam Atividades Físicas, que não gostam e utilizam-se das mais variadas e criativas desculpas para fugir dos exercícios para o corpo. No final da "terapia" conte-nos se lhe convencemos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Nunca é tarde para abandonar o sedentarismo

A decisão de fazer uma reeducação alimentar e começar a ser adepta aos exercícios físicos, são tomadas após uma consciência de “sol ardente” e, como segredo, todos tomam posse das palavras bonitas ditas no primeiro dia na academia, quando o professor faz aquelas perguntinhas básicas na anamnese, e a resposta é: “preciso melhorar minha qualidade de vida”.

Em pleno mês de novembro, os espelhos começam a falar a verdade e a correria atrás do prejuízo físico e estético parecem virar primeiro plano no orçamento do mês, a chamada “operação verão”. E como se isso não bastasse, a velha preguiça que nos acompanhou o inverno todo, insiste em atrapalhar sua última meta do ano, emagrecer. Fiquem atentos! Indivíduos sedentários. Existe diferença entre o cansaço de uma pessoa que não está acostumada com a rotina de hábitos saudáveis, a chamada “preguicite aguda”, e de pessoas que sentem cansaço ou fadiga.

A preguiça está aliada à falta de disposição e motivação mental, afeta o físico e resulta na lentidão e desânimo. Já o cansaço tem justificativas de esgotamento físico, sobrecarga diária ou até de treinamento. As pessoas que já tem o hábito de se exercitar sentem menos preguiça que os indivíduos sedentários. A atividade física para aquelas é um relaxamento mental, decorrente do dia estressante do trabalho.

Por mais sarcásticas que sejam as atitudes da operação verão, este ano pense diferente: o costume de se exercitar, mentalmente, já foi criado, e para driblar a preguiça do inverno sedentário, estabeleça metas e objetivos, fale isso ao seu professor. As metas farão com que você crie hábitos e se motive quando se lembrar do objetivo final. Agora seus deveres de higiene do dia são, passar desodorante, escovar os dentes e fazer exercícios físicos, rotina. Desta forma, o desânimo passará a diminuir com o tempo.

Outra dica importante: Inicie uma economia. Ao invés de fazer dietas milagrosas, gastar dinheiro com cremes mágicos ou aparelhos mirabolantes, economize! Frango, batata, saladas e frutas, não gaste mais do que isso na alimentação, vai sobrar dinheiro para quem sabe, ano que vem, contratar um Personal Trainer ou não dar mais a desculpa que parou a academia por falta de dinheiro e, melhor de tudo, você vai emagrecer! Seu colesterol, triglicerídeos vão baixar.

Apesar do seu costume de “operação verão” utilize esse ano contra à preguiça e as desculpas para começar uma nova jornada, economia, saúde, qualidade de vida, e de biquíni sem canga na praia. Nunca é tarde para abandonar o sedentarismo. Com assiduidade a partir do segundo mês, será possível notar alguma mudança, criar uma adaptação e ter a sensação de bem estar, responsável pelas tão faladas endorfinas, que são liberadas durante a “malhação”.

Aproveite e ria das dicas de verão, que saem estampadas nas mais famosas revistas de corpo e saúde. Pois agora você é uma ex-sedentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e fique atento para novas informações e eventos! Conte conosco!